Início Notícias Revista Bit
Revista Bit PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   
Quinta, 16 Novembro 2006 11:14
O Alinex surgiu uma vez mais na imprensa. Aqui fica o artigo publicado na Revista Bit, no passado mês de Setembro.

 

Alinex v1.0

Produção nacional, o Alinex é uma distribuição de Linux criada pelo núcleo de informática da Universidade de Évora e que tem como objectivo facilitar uma instalação acessível e disponibilizar todo o software necessário para o desenvolvimento de aplicações e programas na universidade.

Existe uma versão Live CD do Alinex caso o leitor pretenda arrancar com o seu PC e usar de imediato o sistema operativo, e que funciona também como CD de instalação. Durante o processo de instalação (note-se que esta distribuição usa o Anaconda Installer, o mesmo usado pela Red Hat) este alinex parece ser uma adaptação do Fedora traduzido para a língua de Camões,e ao qual foram acrescentados alguns pacotes de aplicações da distribuição da Red Hat e também da Debian. A única interface disponível é o GNOME.

A par com a Caixa Mágica, esta distribuição Lusa recomenda-se para utilizadores que prefiram usar uma distribuição nacional e experimentar um leque alargado de aplicações. Não iremos repetir o nome de alguns pacotes de ferramentas que a distibruição traz de base pois é semelhante à distribuição da Red Hat, o Fedora e também à Debian, uma das distribuições mais famosas pela sua facilitade de instalação e uso. No entanto, destacamos as mais importantes: OpenOffice (para produtividade); Evolution (como cliente de e-mail); Firefox; GiMP; F-Spot (para gestão e arquivo de imagens); Camorama (para webcams); o leitor multimédia Totem e, ainda, todo um conjunto de aplicações GNOME para as mais diversas funções, da gravação de CD/DVD à videoconferência.

Uma nota final, a Universidade de Évora assinou um protocolo com a City Desk, para a pré-instalação do Alinex nos PCs, portáteis e servidores e servidores da marca, portanto será possível em breve adquirir um PC com um sistema operativo gratuito e em português no disco.

 
Universidade de Évora
Junta da Extremadura
Évora Distrito Digital
União Europeia FEDER
POS Conhecimento
IconO2